
Além da Palestra-performance, o projeto aTERRAr carrega o objetivo de difundir e tornar acessível o conhecimento sobre emergência climática, colapso ambiental para que possamos impulsionar novos modos de viver e se relacionar com o planeta:
- Apresentações da palestra-performance
- Rodas de conversas com o público
- Projeto de Extenção da UFRJ: Arte, ciência e educação como práticas de aterramento: a escola diante dos desafios do Antropoceno
Ações Educativas


Projeto de Extenção da UFRJ: "Arte, ciência e educação como práticas de aterramento: a escola diante dos desafios do Antropoceno"
São inúmeras as situações de descaso com o mundo em que vivemos. Ambientalistas já soaram o alarme diversas vezes, mas a maioria de nós continua sem tomar conhecimento ou saber o que fazer. O decênio que estamos vivendo é considerado por especialistas como decisivo na tomada de decisões, para que possamos mitigar impactos e tornar a condição de vida no planeta mais compatível. Neste contexto, o projeto de extensão universitária, como uma ação poética de divulgação dos saberes construídos, com caráter didático e artístico, unindo arte, ciência e educação, busca desenvolver uma série de ações contínuas envolvendo estudantes, professores e funcionários de espaços diversos, além de extensionistas vinculados ao projeto. Visa-se compartilhar os estudos atuais sobre a problemática socioambiental que estamos vivendo no Antropoceno - parte do projeto de pesquisa da docente do Departamento de Arte Corporal da Universidade, Cláudia Millás - convocando o público a um pensamento crítico e a necessidade de agir de forma lúcida e sensível. Por entender que é urgente difundir e democratizar o conhecimento sobre o assunto, pois as questões socioambientais dizem respeito a todos os seres humanos, o projeto vislumbra se tornar uma potente ferramenta de difusão das discussões em torno do campo do Antropoceno, gerando espaço fértil para ações e reflexões profícuas.
O projeto de extensão universitária, como uma ação poética de divulgação dos saberes, com caráter didático e artístico, unindo arte, ciência e educação, busca desenvolver uma série de ações continuadas envolvendo estudantes, professores e funcionários de escolas e universidades públicas.
Em 2024 o trabalho foi apresentado para cerca de 250 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Chico Anysio na cidade do Rio de Janeiro e 70 estudantes dos cursos de graduação em dança da UFRJ.
Oficinas e rodas de conversa
Como ativar o público para a urgência em agir de forma lúcida, sensível e coerente?
Na sequência das apresentações da palestra-performance são desenvolvidas rodas de conversa com o público, como forma de difusão do conhecimento, para que o trabalho possa despertar interesse sobre o assunto e suscitar questionamentos. Os participantes podem tirar dúvidas, tecer comentários e compartilhar suas sensações e pensamentos advindos a partir da apresentação.
O projeto aTERRAr desenvolve ainda oficinas de formação com os professores das escolas da rede pública de ensino, buscando propor ações educativas e possibilidades de desdobramentos da questão ambiental, para que possa ser tratada por todas as áreas de forma transversal.
